Published

Diferença entre parâmetro e argumento

2 minutes read
Authors

É comum na área da programação a utilização dos termos "parâmetro" e "argumento" como sinônimos, onde os dois termos são utilizados para identificar o valor que é passado para uma função/método ou para identificar uma variável de entrada em uma função/método.

Semânticamente, esses termos tem significados diferentes:

Parâmetros

Parâmetros referem-se as variáveis (geralmente definida dentro dos parênteses da função/método) que irão receber os valores de entrada em uma função/método, conforme o exemplo abaixo, onde "peso" e "altura" dentro dos parênteses são parâmentros da função calculaIMC.

function calculaIMC(peso, altura) {
  // calcula IMC
}

O termo parâmetro deve ser utilizado nas definições de funções/métodos, como visto no exemplo acima.

Argumentos

Argumentos são os valores atuais passados para uma função/método no momento em que ela é chamada, ou seja, se você define uma função que recebe um parâmetro, quando ela for chamada deve-se passsar um valor (argumento) para o parâmetro definido na função. Vamos ver um exemplo para a chamada da função calculaIMC definida acima.

calculaIMC(65, 1.75)

No exemplo acima, estamos chamando a função calculaIMC passando os valores 65 e 1.75 como argumentos. Dessa forma, o tempo "argumento" é utilizado somente na chamada da função.

É importante destacar que o argumento pode ser um valor literal, como o exemplo acima (65 e 1.75), como também pode ser um valor armazenado em outra variável, como o exemplo abaixo:

const meuPeso = 75
const minhaAltura = 1.8

calculaIMC(meuPeso, minhaAltura)

No exemplo acima, a função calculaIMC recebe como argumentos as variáveis meuPeso e minhaAltura, que armazenam os valores 75 e 1.8 respectivamente.

Conclusão

Em resumo, use o termo "parâmetro" para se referir as variáveis que estão nas definições das funções/métodos e o termo "argumento" quando estiver se referindo aos valores passados na chamada de uma função/método.

A utilização dos termos "parâmetro" e "argumento" como sinônimos talvez não tenha impacto direto no seu aprendizado de programação, mas a utilização desses termos de forma correta, de acordo com a semântica de cada um, deixa a comunicação mais clara e facilita na hora de tirar dúvidas com os mais experientes ou ajudar a solucionar problemas dos iniciantes.

Eu espero que você tenha entendido a diferença entre os dois termos e em caso de dúvidas ou sugestões escreva nos comentários.

Até Mais 😀